s. f., gravilha@gmail.com

quinta-feira, abril 24, 2008

Ich warte mit geschlossenen Augen

Mais que uma coincidência de datas nas apresentações de Porto e Braga, há um paralelismo nos percursos dos Mão Morta e Einstürzende Neubauten que, dada oportunidade que a coincidência desperta, se assinala por aqui.
Pelo percurso de independência em relação à industria, pela substância literária, pela visão tão própria do mundo ou dos mundos que nos revelam, pela interdisciplinaridade e intercambio e incursões e alargamento das fronteiras (ao teatro, ao vídeo, etc.) do universo pop/rock. Pelo carisma dos vocalistas/letristas/principais mentores, pelas diversas alterações nos line-up’s, pelas incursões em universos musicais comuns, pela evolução do som – para uma mistura de electrónica com guitarras pesadas a partir de rock “industrial” no caso dos Mão Morta e para uma mistura de electrónica com elementos industriais a partir da invenção do próprio rock industrial, no caso dos Neubauten.
Pelo urbano, pela politica, pela literatura, pelo negro, pelo fio da navalha.

Os Mão Morta levam a palco no Theatro Circo em Braga, dia 3 de Maio pelas 22:00, a ultima de 10 apresentações de Maldoror, espectáculo multimédia baseado na obra do Conde de Lautréamont. No mesmo dia, e quase á mesma hora, sobem a palco na Casa da Música os Einstürzende Neubauten, para a apresentação de Alles Wieder Offen, o mais recente e, provavelmente, - embora não o mais radical/inovador - melhor disco da banda. Os locais parecem ter sido escolhidos a dedo.
É bom poder escolher, mas a escolha é difícil. Fico no Porto, só porque tenho a sorte de ter vivido Maldoror, o espectáculo ao vivo, por 2 vezes.
Escolham!

4 comentários:

M.A. disse...

Fui ontem ver o Maldoror e achei aquilo mau demais... Pura perda de tempo, para não dizer desperdício de meios...

Gravilha disse...

eu não achei nada disso, antes pelo contrario, estive em Braga na 1ª apresentação e em Estarreja há umas semanas atrás e gostei bastante, especialmente da segunda vez. O mundo é melhor quando não há unanimidades. Hoje o Publico traz uma critica ao espectaculo que me parece muito bem elaborada e em que revejo aquilo que penso acerca do espectaculo (apesar de uma coisa não implicar, necessáriamente, a outra).

eduardo disse...

Tou em Neubauten para curtir uma de martelo-pneumático!!!

Gravilha disse...

lá nos encontraremos no meio das chapas retorcidas e fagulhas metalurgicas! Há anos que espero pelos Neubauten!