s. f., gravilha@gmail.com

segunda-feira, outubro 31, 2005

the twominutemen

Jonson Family Records e os gloriosos malucos das maquinas voadoras

É uma das muitas pequenas editoras que se dedicam quase em exclusivo a lançar estreias de bandas completamente desconhecidas e com poucos meios para se aventurarem em passos mais audazes. São normalmente singles 7” em vinil, mas podem ser também split cd singles e têm mesmo alguns álbuns em catalogo; as tiragens são sempre reduzidas e o investimento é muitas vezes dividido com outras editoras com quem partilham objectivos, ideias, dificuldades e fundamentalmente muito entusiasmo.
A aventura teve inicio em 2001/2002, tudo começou com uma colectânea de 16 canções de outras tantas bandas reunidas num duplo vinil de 7” (em escrupulosa ética DIY); no ano seguinte continuou com outra gloriosa colecção no mesmo formato; as duas, acabaram mais tarde por ver a luz do dia num cd de 39 faixas (2 minutos para cada banda, nem mais nem menos) que deixa um vasto campo semeado, uma série de indie kids entusiasmados por verem o seu trabalho editado e um punhado de sortudos submersos em 80 minutos de independência, suor e sangue fresco.
Entretanto as edições vão acontecendo, as bandas vão-se estampando, trocando de membros, partindo para outros vôos mais ambiciosos ou permanecendo fiéis e editando mesmo os tão ambicionados primeiros albuns às mãos de quem as trouxe ao mundo.
Destaques há muitos, aqui ficam uns quantos:
Grover, Perturbazione, Cove, Reigns, Stanton, The murder rosa of luxemburg, cat on form, Charlottefield, Maquiladora, Trencher, Poplar, Lords, Blood Red Shoes (fantástico, o single)…
Dêm uma vista de olhos no site, vale bem a pena. Para além do mais contém um interessante guia passo-a-passo para as bandas que estão a começar e que querem editar; há mesmo informação acerca da empresa (Checa) que faz os discos…
DO IT YOURSELF!

Sem comentários: