s. f., gravilha@gmail.com

domingo, fevereiro 19, 2006

How to Prosper in the Coming Bad Years

Passado o tempo que em termos musicais foi de balanço de mais um ano que findou com as já habituais listas onde quase todos os que têm opinião expressaram o seu gosto pessoal sobre os melhores discos de 2005, e dado o enjoo que este ano as mesmas acabaram por me causar, chega a hora, não de fazer uma lista minha, mas, e por considerar que isso é muito mais adequado ao espírito que inspira este blog, de vos deixar alguns dos nomes que por aquilo que vão fazendo, constituem uma espécie de selecção de esperanças. Parece-me também importante que além dos nomes do meio indie internacional – nomeadamente norte-americano, dada a fartura – que por aqui se fale dos nomes nacionais, não por um sentido patriótico que não tenho, mas pela proximidade cultural e linguística que me permite, de certa forma, perceber melhor os conteúdos artísticos que por cá surgem e a importância que eles têm ou deveriam ter quer num contexto particular que é o nosso país, quer numa perspectiva mais global, desde que dotados de qualidade e originalidade.
Dadas as pistas, há que pegar na lupa e seguir a investigação!

caUSE coMOTION baby
Long Blondes
Pela (o excelente EP All in Time)
Man Man (album The Man In a Blue Turban With a Face)
An Albatross (album We Are the Lazer Viking)
Serena Maneesh (album homónimo)
Hank (album How to Prosper in the Coming Bad Years)
Clogs (album Lantern)
Spinto Band (album Nice & nicely done)
Bishop Allen (album Charm School)
Kiss Me Deadly (album Misty Medley)

CAVEIRA
Veados com Fome
Lemur
Lobster
HomemCãoVelhoMorto
Frango
Linda Martini
PCF Moya

8 comentários:

dedos-bionicos disse...

estou a ver que tenho que por os ouvidos á escuta.
dos citados n conheço a grande maioria, Spinto Band, Bishop Allen e Kiss Me Deadly aprovados, Long Blondes já tive um cheirinho e pareceu-me muito bom, os outros desconheço mas vou conhecer porque aqui o bom critério já n me engana...

quanto á cena nacional reconheço que me passa ao lado, faz-me falta alguma reflexão neste aspecto, a falta de sentido patriótico não deve realmente em caso nenhum ser uma barreira para ouvir cenas nacionais....

eduardo disse...

alguns dos citados estou de olho neles a ver quando aparecem a um preço mais razoável.

Da malta nacional ainda não tive tempo e paciência para explorar.

Gravilha disse...

a cena nacional merece bem a vossa atenção, não se estes mas mais alguns que por aí andam e que se calhar serão mais falados daqui a 10 anos do que agora. Ainda quanto ao texto do post, que fique bem claro que o enjoo das listas dos melhores de 2005, não teve nada a ver com as vossas - essas, valeram bem a pena, porque não foram iguais a tantas outras, e incluiram aquilo que realmente gostaram independentemente de "a critica" ter dito bem ou mal; foram tudo menos seguidistas ou submissas ao que as "grandes referencias" da critica quase que impõem. E mesmo que seja pouco, que isto sirva de incentivo para que as mesmas continuem a surgir n'O Mouco e Dedos Biónicos.
Salve, camaradas!

CARMO disse...

Boa lista! Não conheço tudo, mas sem dúvida de grande nível.

dedos-bionicos disse...

entretanto já ouvi Long Blondes e esta aprovadíssimo, gostei muito.....

Barbed Wire disse...

Tens Serena Maneesh?
Não é uma banda checa alternativa com muito noise? Já tentei encontrar o album mas não consegui arranjar... Onde posso adquiri-lo?

Gravilha disse...

Os Serena Maneesh são noruegueses e de facto fazem bons bocados de barulho a la Jesus/My Bloody Valentine/Sonic Youth + Velvet. É uma pena não haver distribuição europeia - só na terra natal. Não tenho o disco, ouvi umas partes na net. Na insound podes comprar (www.insound.com) e creio que se procurares bem (e entenderes a lingua) vais arranjar alguma loja norueguesa que tb venda. Boa sorte!

Gravilha disse...

Mais um palpite: Moggs, são fantasticos, ouçam em http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendID=20563035
ou
http://www.moggs.com/