s. f., gravilha@gmail.com

terça-feira, dezembro 12, 2006

Um Pós-Jornal


A falta de tempo fez com que até agora não tenha falado de um dos mais relevantes acontecimentos do ano relacionados com a música em Portugal, mas mais que isso, que só ao número zero quatro tenha percebido o que é realmente o Um.
O Um, se é que ainda não perceberam, “é um jornal de música e das outras artes todas, de entretenimento e de sociedade e de politica”, sai quinta-feira-sim/quinta-feira-não, tem pés e tem cabeça, tem bom gosto, e mais que isso tem coração; ao número 4, e isto é mais mérito do Um que teoria “em terra de cegos...”, revela uma alma e o brilho que só as publicações, ou fases da vida de publicações, imprescindíveis podem revelar.
O nº 04 vem pois carregado de motivos de interesse: na metamorfose dos Astonishing Urbana Fall em La La La Ressonance, na mais-que-essencial pré-história da geração pós-hardcore de Lisboa e arredores que inclui, por exemplo, os Caveira e os Linda Martini, no destaque aos Osso, no filtro de uma série de edições/espectáculos e numa topologia dos anos 80 a propósito da mostra de arte patente em Serralves.
O Um é gratuito, e lá por ser gratuito e por estar à mão de semear numa série de locais do litoral português (e em todo o mundo via Internet), não deve ser abandonado, olhado de lado e deixado para o fundo do monte de leituras que nos custaram os olhos da cara; o que verdadeiramente importa é um enorme mundo que há dentro de cada Um.
Os pés do Um são criados por França Gomes, a cabeça e o coração são do Eduardo Sardinha e do Jorge Manuel Lopes e as mais belas ilustrações da imprensa em Portugal são criadas pela Rita Carvalho.
Haja alma para perceber a alma do Um; para o Um, que me devolveu o entusiasmo e a expectativa que há longos anos a palavra terça-feira tinha nas costas, haverá sempre tempo – agora ás quintas - quinta-feira-sim/quinta-feira-não.
O próximo é no dia 14. Já só faltam dois dias.

5 comentários:

joao disse...

sim sim, ja recebo a mailing list

mago disse...

Muito bom post, de facto o UM já merece mais destaque e consideração que o que lhe parece reservado, "quiçà" por ser uma publicação com uma alma (como bem dizes) diferente, independente e por ser gratuito.
E já agora parabéns por um excelente blog que só hoje descobri.

CARMO disse...

Aproveito para desejar Bom Natal!

prozac disse...

Pedro adicionei-te aos links do prozac.

Gravilha disse...

Obrigado, obrigado e obrigado!
Prozac adicionado na lista dos blogs aqui ao lado. Ausencia de posts das ultimas semanas colmatada em breve (espero!)
Cheers,