s. f., gravilha@gmail.com

sábado, outubro 28, 2006

Clouds Question Their Existence



The Faintest Ideas - What Goes up Must Calm Down
Please Step Out Of The Vehicle - Sleeping Right and the Best In Homeopathic Magic
Aneuretical - Million Dollar Man
Nassau - Machines to Paradise

9 comentários:

Anónimo disse...

Sou visitante assiduo do teu blog e todas as vezes q por ca passo descubro novas bandas das quais nunca ouvi falar e q são altamente. Aonde as descobres, como no caso destas ultimas 4!?!
Queep the good work

Gravilha disse...

Rui,
Não há uma formula magica para descobrir bandas novas; elas andam por aí (aos milhares)!
Posso dividir as fontes em:
- Revistas e jornais (são cada vez menos) - destaco a Skyscraper
(dá uma vista de olhos em http://www.skyscrapermagazine.com)
- Internet (a principal fonte desde há uns anos para cá) e aqui subdivido:
- Sites sobre música (Pitchfork, por ex.)
- blogs amigos e outros (na lista de links podes encontrar uns quantos)
- Emusic (que desde há alguns meses passou a ser a principal fonte de aquisição de música, mas não só)
- o velho passa-a-palavra com alguns amigos, - cada vez menos - esta coisa dos 30-something leva a que os amigos se preocupem cada vez + com fraldas, trabalho, etc. e vão continuando a gostar sempre da mesma música – ou seja, a deixar a música para trás. De qualquer forma pessoas como o Nuno e o Eduardo são, além de uma fonte inesgotável de conhecimentos sobre música, forte inspiração e incentivo para a constante descoberta.

As bandas serem boas ou más, é uma questão de gosto, agrada-me que haja outros que gostem do que por aqui vou divulgado, e que é apenas uma parte do que ouço; aliás Gravilha é um blog que é de certa forma um reflexo do que vou ouvindo, e nunca o contrário, ou seja, a pesquisa não tem como fim a divulgação, apenas a audição. Este blog existe enquanto
- meio de partilha do que vou ouvindo, por um lado, e
- como registo pessoal, uma espécie de diário, registo da banda sonora do meu dia-a-dia, por outro.
Espero que possa haver pessoas que gostem de ouvir pelo menos algumas coisas que eu ouço e que acho que são mesmo boas e que me vão dando conta disso mesmo, ou que vão discordando das minhas opiniões quando e onde elas existem – é através delas que vou constantemente actualizando e revendo as minhas também.

Ainda bem que gostas do que por aqui se vai assinalando (no fundo, parte do que vou ouvido; à outra parte, podem acontecer várias coisas:
- não ter tempo sequer para falar nelas
- não gostar o suficiente para perder muito tempo com elas
- não falar nelas porque se calhar há muita gente que já o fez – incluo neste ultimo caso, por exemplo, o mais recente dos Yeah Yeah Yeahs, que é um excelente disco, mas que já está suficientemente divulgado)

Espero que continues a passar por cá e que esta música de que por aqui vou falando, ou pelo menos assinalando, te dê tanto prazer como me dá a mim; quem a criou, fê-lo para o nosso gozo, aproveitemos, portanto! Cheers!!

Gravilha disse...

Já agora, muita atenção a estas 4 bandas: são todas elas excelentes!! Destaco os Faintest Ideas, uma espécie de Shout Out Louds twee, mas qualquer um dos outros 3 discos é mesmo muito bom!

eduardo disse...

confesso a minha ignorância.
faz lá um resumo breve de como elas soam que a gerência agradece :-)

Gravilha disse...

Cap.,

Aqui seguem descrições telegráficas, que não substituem de forma alguma audição atenta - pelo menos das amostras que se escondem por trás das capas dos discos.

Os Faintest Ideas são suecos (já se chamaram Javelins) e o álbum é uma espécie de Howl Howl Gaff Gaff aos tombos (a semelhança do timbre da voz com a dos Shout Out Louds é evidente). Mas aqui há mais art-rock, mais punk, até mais twee (ou proto-twee via C-86). Excelente.

Sleeping Right and the Best In Homeopathic Magic dos Please Step Out Of The Vehicle (grande nome!) é pop psicadélica, muito perto de algumas coisas que os Pavement fizeram e de outras que o S.Malkmus vai fazendo. A forma de tocar e a voz, remetem-nos de imediato para esse universo, mas há aqui algo mais. Muito bom!

Os Aneuretical, que já vão no 3º disco, são uma banda de teenagers de MINNEAPOLIS, Minnesota e fazem canções que sem estarem coladas a nenhum deles são uma espécie de simbiose Moggs-Death Cab for Cutie (e a parte DCFC não é só pelo tom nasalado da voz); já agora a guitarra por vezes faz lembrar os Joggers, e o disco está muito bem produzido, o som ocupa a sala toda. Muito bom, again.

Por fim, os Nassau, banda de Toronto cujo líder (voz e guitarras) é Jon McCann ex-baterista dos Guided By Voices, fazem o rock mais adulto deste 4 pieces pack. A recente digressão em que abrem para o Robert Pollard, as misturas de Todd Tobias neste 2º álbum (o primeiro, A Fire in the Ashes, data de 2005), e uma canção dedicada ao próprio “Captain” (Robert Pollard, himself) deixam mais algumas pistas em relação ao som dos Nassau em Machines to Paradise; mas sombras Neil Young, Dream Syndicate, entre outras, pairam sobre o disco, e diga-se, são sombras muito boas.

Enjoy!

Gravilha disse...

My Own Private Data Cloud - be very welcome! 77 foi, de facto, um ano excelente (só o facto de terem aparecido os Fall já o tornaria um ano vintage, mas digamos que não foi só!)
Volta sempre,

dedos-bionicos disse...

Mais quatro que vou ter de micar, a coisa n anda fácil...que raiva...

Anónimo disse...

Olá Pedro...és sempre a mesma coisa, tens de ser diferente dos outros. Arranjas sempre material novo que não lembra ao diabo...continua assim.

Os Malajube chegam na próxima semana.

Um abraço, Paulo

Gravilha disse...

Paulo, be very welcome! Espero ver-te sempre por cá. Boa sorte para o "Groo - O Errante", o link estará aqui ao lado dentro de momentos; conta comigo como visitante assiduo e atento, a tua prolongada militancia, saber enciclopedico e bom gosto já faziam falta!
Estou muito curioso com os Malajube!

Abraço,