s. f., gravilha@gmail.com

terça-feira, abril 11, 2006

To hell with good intentions

A propósito de Mcluskyism, colectânea de singles, lados b, demos e gravações ao vivo que põe um definitivo ponto final na curta e sumarenta carreira dos Mclusky, ficam algumas linhas que espero suficientes para despertar a curiosidade dos que pouco ou nenhum contacto tiveram com a música do trio galês ou de acrescento útil (pelo menos happy reminder) para os outros (nós, portanto).
Fucking music. Urgência e suor, raiva, paixão; cruzamento Pixies/Dead Kennedys, o humor ácido dos Fall e a precisão Shellac / Big Black construida no Chicago Electrical Audio pela mão do mestre Albini. "Shitrock"; Cardiff a cuspir sangue. Albini, muito Albini.
A Sides é colectânea de singles em que destoam os 2 primeiros (o último nunca o foi mas poderia ter sido);
B Sides, é isso mesmo - e também a parte menos interessante de Mcluskyism;
C Sides divide-se entre inéditos de estúdio sempre ao melhor nível e captações ao vivo que confirmam os Mclusky como uma das grandes bandas dos últimos anos.

"...o nome veio da nossa fixação por personagens infantis da TV inglesa. Mrs. Mclusky era uma senhora na série infantil Grange Hill e, no nosso imaginário infantil, era uma senhora bastante sexy. Mais tarde descobrimos que Mclusky é derivado de uma palavra galesa que significa barulho; pura coincidência..." - Andy Falkous

Biografia aqui e ali. Letras acolá. Por trás da foto há um video a não perder.
Albuns de originais absolutamente indispensáveis.

mclusky are dead. fuck this band.

6 comentários:

eduardo disse...

eu assino por baixo.
quiçá acescentaria os Jesus Lizard como uma das principais influências.

Gravilha disse...

talvez, mas (gulp) conheço muito pouco dos JL... :(

dedos-bionicos disse...

desconhecidos para mim, vou ter de ouvir estes gajos ...

CARMO disse...

Sem dúvida! Bom som para ouvir na Páscoa! ehehe! Abraço!
Sérgio

Gravilha disse...

Os Mclusky são totalmente imperdiveis; pode começar-se pela colectanea - que não é redundante pois para quem tem os albuns de originais, os sides b e c incluem fartos motivos de interesse que não estão nos ditos - mas, quanto a mim, perder o Mclusky do Dallas e o the difference between me and you is that i'm not on fire, é perder uma boa parte da melhor musica que se fez nos ultimos anos.
É musica para a Pascoa, para o Natal ou para outro dia qualquer ;)
de qualquer forma, conduzir e ouvir mclusky em simultaneo pode ser perigoso :) aconselho doses industriais ao acordar para enfrentar dias em que é preciso estar com pedal ;)

Gravilha disse...

já agora - ainda ninguém comentou a origem do nome da banda - devo dizer que a mesma tem o seu quê; não pela senhora Mclusky em concreto, mas pelos sex simbols que acho que todos tivemos ainda muito crianças; eu cá era apaixonado pela Maya do Espaço 1999 (2ª serie), por umas quantas brasileiras das primeiras telenovelas e pela Kim Wilde (aquele olhar triste deixava-me ko). E a Ana da serie "Famous Five" (que, digamos, era uma versão dos livros de Os Cinco da Enid Blyton) era um sonho para qualquer puto de 6-7 anos como eu!
(muito mais tarde viria o fetiche Nicole Kidman, que ainda hoje se mantém)