s. f., gravilha@gmail.com

domingo, setembro 11, 2005

Viagens na Maquina do Tempo – I

Josef K - The only fun in town / Sorry for Laughing

Confesso que para além de o nome me ser levemente familiar (talvez pela imediata associação ao Kafka), o primeiro contacto com os Josef K se deu há uns poucos meses numa das tais colectâneas da Rough Trade–uma das que vale a pena–Indiepop 1.
A canção chama-se “Sorry for Laughing” e é daquelas que quando acaba, é skip à retaguarda e começa de novo. Uma olhadela no libreto, uns minutos de investigação na rede e a encomenda do agora reeditado em cd “The only fun in town” estava a caminho.
A reedição junta duas pérolas que passaram ao lado de quase toda a geração Joy Division – Cure – Echo & the Bunnymen (eu incluído) – O próprio “The only fun in town”(editado no Verão de 81 depois de as gravações da sessões originais de Novembro de 80 terem sido consideradas “demasiado polidas” por Paul Haig, líder dos Josef K, logo descartadas e tudo regravado de forma a reflectir o “espírito da banda”), e as tais sessões de Novembro de 80, que até agora só tinham visto a luz do dia via white label, “Sorry for Laughing”.
Por aqui passa o que de melhor se fez no pós-punk; obra-prima e referência essencial para uma boa parte da C86 – tire-se a prova dos nove no Tommy dos Wedding Present – junta esculturas de granito frio e húmido na forma de guitarras frenéticas em duelo constante e gabardinas cinzentas a mascarar almas e corações carregados de pop.
A não perder, portanto.
Selo original Postcard - "The Sound of Young Scotland"
http://www.josefk.net

5 comentários:

eduardo disse...

estive a ouvir um disco deles e é incrivel como soam tão actuais. Os Franz Ferdinand devem-lhes umas quantas ideias.

Anónimo disse...

sem duvida!
Incrivel é como ficaram tanto tempo esquecidos mesmo para os mais atentos! E parece-me que após esta vaga de post-punk revival infelizmente voltarão para as trevas, a menos que o Ian Curtis bio-pic ilumine estes e outros que cairam no esquecimento...

Anónimo disse...

Se estou a ler e a escrever a pessoa q penso q estou a ler e a escrever, fico mesmo, mesmo muito contente q tenhas posto a tua preciosa (e, presumo, ainda + gigantesca do q há 10 anos...) colecção de discos, a tua paixão pela música e o teu conhecimento enciclopédico à disposição de todos via blogosfera.
Pedro, sabes q ganhaste + 1 leitor. Parabéns! Estarei por aqui a ler-te.
Cheers!

António Caeiro disse...

porreiro o blog, vou colocar um link para aqui.
e que dure muito
http://monsarazemfotos.blogspot.com/

Anónimo disse...

Oi Jorge, de facto a colecção continua a crescer com uma cadência constante; tento também manter a qualidade (subjectiva); obrigado pelo elogio - é um incentivo importante para mim - volta sempre, é um orgulho ter-te por cá!
Abraço

Obrigado também Antonio Caeiro, vou dar uma vista de olhos no teu blog e... Welcome!