s. f., gravilha@gmail.com

terça-feira, maio 01, 2007

Last Year's Rain Didn't Fall Quite So Hard

The Twilight Sad - Fourteen Autumns and Fifteen Winters

Voz com carregado scottish accent e maneira folksy sublinhada pelo som intermitente de um acordeão, fica, numa primeira audição, a impressão de que Fourteen Autumns and Fifteen Winters é apenas mais um álbum que junta os condimentos acima num caldo rock com algumas muralhas noise. Desenganem-se. O álbum estreia dos Twilight Sad é um épico cujo sotaque e maneira que nos prendem à terra da Escócia, sobem às nuvens, carregadas e frias, pintadas por pianos em repetição e guitarras em distorção e descem por montanhas esculpidas em batidas marciais, acompanhadas, nas subidas e descidas, pela voz de um arqueiro que nos atinge a alma, esse sitio abstracto que os grandes discos atingem, que os grandes músicos definem.
É por isso companhia essencial para os dias de chuva fria nesta cidade cinzenta, a fuga para as terras altas, para o verde que também os Twilight Sad não encontram em Glasgow; é neste espaço gigantesco e brutal que Fourteen Autumns and Fifteen Winters nos abre as portas à intimidade que implica uma revisita à adolescência e é este o crossroad onde se unem post-rock Explosions in The Sky, shoegaze My Bloody Valentine e o coração dos Whipping Boy.

Why do they come when you're always raining?
Why can't they make a sound?
And seeing the other ones fall back down.

Because you're so far from home,
And you're wailing. (…)

Walking For Two Hours
by The Twilight Sad

5 comentários:

eduardo disse...

Só conheço o tema que surge na compilação digital do Insound e gostei. Vou ter de investigar.

joao disse...

tenho aqui algures mas so ouvi uma vez. ainda nao entrou no meu querido ipod nano.
musicalmente pareceram-me interessantes. com a voz faz-me assim lembrar rock pastor

Strumer disse...

já muito ouvi falar sobre este album! tenho-o por cá mas aidna n lh dediquei a respectiva atenção...mas vai ser para breve com certeza!;)

Gravilha disse...

dediquem-lhe um pouco do vosso tempo; recompensa garantida!

joao disse...

ja ouvi muito mais vezes. nao acho nada de especial mesmo. musicalmente ate tem os seus momentos mas a pronuncia da assim um ar saloio. as vezes ate faz lembrar ranchos folcloricos escoceses.