s. f., gravilha@gmail.com

domingo, agosto 28, 2005

O Regresso as Armas

Hoje, num artigo publicado no jornal "Publico", Vitor Balenciano assinalava a passagem dos 50 anos do Rock; escrevia que o fenomeno deixou de ser juvenil e que as editoras e todos os players serios neste mercado sabem disso.
O Rock, já sabemos todos, tem seguidores (a tempo inteiro ou em part-time) de todas as faixas etárias até aos 60 anos, e todas elas constituem fatias de mercado muito apeteciveis para as editoras, os promotores, as revistas, etc.; mais, é obvio que as faixas etárias em que há maior poder de compra são as mais apeteciveis e é obvio que, sabendo-se que na esmagadora maioria dos casos as pessoas deixaram de procurar bandas novas satisfazendo-se com recordações - discos ou bandas que ouviram na "juventude" -, o cerco aos talentos independentes, ao sangue fresco do Rock, aqueles que fazem a musica pela musica, o Rock pelo espirito e que podem e querem ser a voz de muita gente que não se revê nos moldes que a sociedade fez para eles, é muito apertado!
Já o sabia, mas hoje percebi melhor porque é que revistas como a "Uncut" ou a "Mojo", há muito que deixaram de ter na capa talentos emergentes, bandas novas; porque é que, em publicações como as mencionadas e que eram até há pouco tempo referencias na descoberta e promoção de novos talentos, edição atrás de edição aparecem invarialmente na capa os Stones, o Bob Dylan, o Neil Young e os Beatles por exemplo?...
Porque é do que gostam aqueles que têm dinheiro para comprar essas revistas!
É só isso!
Assim, e apesar de este blog ter nascido (prematuramente) há já alguns meses, a partir de hoje tentará resistir, ajudar na divulgação das novas bandas com talento e assim tentar manter o verdadeiro espirito do rock!

3 comentários:

Alexandre Carvalho disse...

muito verdade.
boa sorte com este blog.
espero que consigas almejar os objectivos a que te propões. Hei-de voltar cá mais vezes.

Um abraço

Anónimo disse...

Parece-me uma excelente ideia !
Não conheço ninguém que conseguisse fazer um blog sobre esta temática melhor do que tu.
Boa sorte para o blog, e podes ter a certeza de que o vou divulgar pelos amigos ... e já agora, darei cá um "pulo" de vez em quando para aprender umas coisas ...

Grande abraço

Anónimo disse...

Welcome e obrigado pelo incentivo.
Volta sempre!
Abraço