s. f., gravilha@gmail.com

quinta-feira, dezembro 31, 2009

I dread clubs but I love the music they play in them


De percurso errante, testemunhável na colectânea Cremations, e após mudança radical de line-up e posterior curva sonora acentuda, de que resulta a edição original do album Loves Comes Close (Hospital Records), chegam à Matador, com reedição e a incidência das luzes que o selo, e o facto de serem assumidamente uma das suas apostas, proporcionam.
A primeira polaroid revela colchão synthpop e voz barítono / atitude Ian Curtis, que não se desvanece por completo nas audições que se seguem, mas que se transformam e alargam, na paleta de influências e na descoberta das personagens que se escondem sob o nome Cold Cave. Do quarteto original, "sobra" Wesley Eisold, voz e alma, a quem se juntaram Caralee McElroy, dos Xiu Xiu e Dominick Fernow dos Prurient (com quem gravaram Stars Explode (split cassete - Hospital Records). Em file under, escrever quase tudo o que se quiser, desde que tenha sintetizadores e/ou voz grave (Joy Division, New Order, (early) Depeche Mode, Throbbing Gristle, Sisterhood, Stephin Merritt, Art of Noise, Human League, Death in June, Erasure...); acrescentar beats dancáveis e vestígios noise.

Of course we love the lineage of the genre, early experiments with machines to convey human emotion; the marriage between pop and industrial music. At the time it was documenting the early stages of a new world, and we are recording what it feels like to be alive in that world.

A escavação é obrigatória. Depois de minimamente digerido, siga-se pelo caminho sujo: Cremations. E se os juntarmos aos Silk Flowers e Former Ghosts? Dark Synthpop?

quinta-feira, dezembro 17, 2009

I Don't Want To Sleep Alone


Natal tropical tem calor e ritmo para embalar, dançar devagar. Mesmo que chegue de Inglaterra/França, mesmo que quase até metade a guitarra pareça uma desmultiplicação de Play for today dos Cure.
Dá pelo nome de Carpet Madness e é o primeiro dos Get Back Guinozzi!; faz cócegas, infecta.
Fat Cat.

terça-feira, dezembro 15, 2009

Girls

já escolheram a vossa canção de natal?

im sick and tired of the way that i feel,
im always dreaming and its never for real.
im all alone with my deep thoughts.
im all alone with my heartache and my good intentions.

i work to eat and drink and sleep just to live,
feels like im never getting back what i give.
ive got a sad song in my sweet heart.
and all i really am is needing some love and attention.

and i dont want to cry my whole life through,
i want to do some laughing too.
so come on, come on, come on, come on, laugh with me.
and i dont want to die without shaking up a thing or two,
yeah, i want to do some dancing too.
so come on, come on, come on, come on, dance with me.

sometimes youve just gotta make it for yourself.
sometimes sugar, it just takes someone else.
sometimes youve just gotta make it for yourself.
sometimes baby, you just need someone else.

and i dont want to cry my whole life through
i want to do some laughing too
so come on, come on, come on, come on, laugh with me.
and i dont want to die without shaking up a thing or two
yeah, i want to do some dancing too
so come on, come on, come on, come on, dance with me.

sometimes youve just gotta make it for yourself.
sometimes honey, it just takes someone else.
sometimes youve just gotta make it for yourself.
sometimes darling, you just need someone else.

and i dont want to cry my whole life through
i want to do some laughing too
so come on, come on, come on, come on, laugh with me.
and i dont want to die without shaking up a thing or two
yeah, i want to do some dancing too
so come on, come on, come on, come on, dance with me.

girls, hellhole ratrace

sexta-feira, dezembro 11, 2009

Heart Skipped a Beat

Com a chegada das invevitáveis listas dos melhores do ano, é menos urgente falar/escrever acerca de XX, o primeiro album dos XX. Urgente, é ouvir essa espécie de trip-hop post-dubstep, que veste canções de amor e desilusão, todas de colar ao corpo, de esvaziar a cabeça e encher o coração. Não sei em que medida o futuro tornará XX um album importante; nem isso interessa. Importantes são os discos que são capazes de vir ao nosso encontro, são os discos em que nos reconhecemos. Muito importantes são os que têm o poder de nos transformar, de nos levar a algum novo lugar, ao desconhecido.

O video é de uma das onze canções memoráveis de XX; pena que não seja Heart Skipped a Beat, ou a suprema sequência a Low-life dos New Order.

Silêncio. Para apreciar a simplicidade.

terça-feira, dezembro 08, 2009

What's His Shadow Still Doing Here

Percurso curto em tempo e grosso em ideias, os Fresh & Onlys trazem na bagagem uma mistela garage / 60's pop / post-punk, onde paira a sombra dos imaginários proto-Echo and Bunnymen. A barba e a camisa tropical do video acordam-nos; afinal não é o young-Ian McCulloch.

Dá pelo nome de Grey-eyed Girls, album número dois do quinteto de S. Francisco - o 1º tem também data de 2009 e já mal se vê no retrovisor.

Outro tiro certeiro da Woodsist.