s. f., gravilha@gmail.com

domingo, julho 30, 2006

It Hurts to See You Dance So Well

A propósito de We are The Pipettes, a estreia em formato longo das Pipettes, chegam-me à memória recordações dos velhos festivais da canção com que cresci e que foram um acontecimento musicalmente relevante, eu diria, até ao final da década de 70. E são canções como estas que me fazem pensar que existem uma série de bandas, europeias ou não, que poderiam fazer um festival da canção cheio de bom gosto e canções realmente “festivaleiras”, como diziam os locutores da RTP da altura. Ora vejam lá se concordam: The Pipettes, Camera Obscura (que, a propósito, fizeram um dos melhores discos deste Verão), Acid House Kings, Raveonettes, Richard Hawley, Tullycraft, Stereolab, Belle and Sebastian, Broadcast, Shins...
Estou certo que me vou lembrar de várias outras já a seguir, mas isso não importa muito, creio que já perceberam a ideia. Os nomes acima merecem um evento cheio de brilho, com transmissão em directo e genérico Eurovision a abrir!

quarta-feira, julho 12, 2006

Strawberries

Mais que cabeça baixa e olhos nos pedais de efeitos, por shoegaze dever-se-á entender sonhos e melodias escondidos por muralhas de distorção. Mais de década e meia depois, e depois das viagens locomovidas pelo vapor agora-lendário dos Jesus and Mary Chain – no fundo os pais da coisa - My Bloody Valentine, Spacemen 3, Loop, Slowdive e uns quantos outros nada desprezíveis, há novos sonhadores que reinauguram caminhos, rumos às estrelas tingidos a vermelho ácido e doce.
Dins, dos Psychic Ills é de todos o que mais vicia, Loop versão 2006, weird-shoegaze nocturno. A viagem segue, pelo finalmente-por-cá grandioso estreia dos Serena Maneesh, por Despondent Transponder dos Fleeting Joys – o Loveless da fornada e pela abordagem mais Lush-y dos Asobi Seksu em Citrus (que se segue a um estreia um tanto ou quanto irregular e muito mais My Bloody Valentine).
Refrescos de conteúdo revigorante. Consumam-se sem qualquer tipo de restrições e rasguem-se os tímpanos outra vez para alcançar aquela melodia lá atrás.