s. f., gravilha@gmail.com

domingo, janeiro 29, 2006

Home to do laundry

Maritime – We, the vehicles

Não era isto que tinha planeado ouvir este fim de semana, definitivamente não era. Mas desde que ouvi os Maritime há uns dias atrás, algo me disse que tinha que escutar bem o álbum, este 2º álbum; e devo dizer-vos que entre ontem e hoje o ouvi umas 30 vezes.
Algures entre o últimos Nada Surf e Pernice Brothers, só para nos situarmos, é pop de grande qualidade do princípio ao fim; encarreira-se logo na abertura e é sempre a bater o pé até “Protein and poison”.
Ponham os vossos ouvidos nestas guitarras!

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Secret Joy

The Moaners - Dark Snack

Blues-rock com toque country a la Pavement; maquilhagem qb sobre discreto girl-power em dupla guitarra-bateria sem o virtuosismo nem a pretensão dos White Stripes. Meninas crescidas com uma particular admiração por felinos e casamentos anteriores com Trailer Bride e Grand National, que tocam pelo gozo e só. O perfume encanta, seduz e não engana.
They rock and don’t give a shit!
.

quinta-feira, janeiro 19, 2006

CAN YOU HEAR ME?

Blood on the Wall – Awesomer

Esgota-se um ano no calendário, fica a musica que se ouviu, fica muita outra por ouvir. E é bom saber que enquanto 2006 não vai de prego a fundo, ainda há uns quantos esquecidos que nos deixam aos pulos de tanto entusiasmo.
Alma Pixie-Breederesque em oração aos demónios Violent Femmes, fantasmas Sonic Youth e a caveira dos Cramps; rock que escorre, punk-pop a borbulhar, brotam sem parar canções cheias de fumo verde - não há formula para lhes resistir! Saltem, gritem, dancem… rendam-se! Os Blood on the Wall vão possuir-vos...
Awesomer, nem mais.

sábado, janeiro 14, 2006

Orgasmatron

Electrelane - Rock it to the moon

Data de 2001 o álbum de estreia das Electrelane e estava há já algum tempo esgotado; a reedição chega via Too Pure (a preço reduzido, ainda por cima!). Para quem só agora o conhecer vai provavelmente achar que esteticamente está algures entre o Power Out e o Axes, podia ser o álbum de transição, é verdade, mas não é; Rock it to the Moon é a referência, é a inspiração, é a raiz… e o raio do órgão é uma autêntica head massage. Imprescindível é o que é!
Rock it to the moon!

terça-feira, janeiro 10, 2006

Goodbye Toulouse

Nocturna Urbania

De baptismo inspirado numa canção dos Stranglers mas geneticamente pertencentes a linhagens Mão Morta e Santa Maria Gasolina em Teu Ventre surgem, ainda em processo de socialização, e pela mão da Merzbau, os Goodbye Toulouse num interessante EP de cinco temas em ritmo lento e ambientes urbanos negros e decadentes.
E se Urbe parece à primeira não mais que um traço dessa óbvia ascendência, as audições revelam muito interessantes diálogos guitarra-percussão e louvável sentido de experimentação; é no entanto na electrónica de “Demência, Caos” que se vislumbram asas para os voos que se seguem.
Enquanto não se dá a descolagem definitiva, os voos rasantes passam por “Nocturna Urbania” e “Há predadores trucidando presas dentro de mim”.
A vossa atenção, portanto, não só para os Goodbye Toulouse, mas também para todo o catálogo da netlabel Merzbau e para algo de muito interessante que está a acontecer com epicentro no eixo Lisboa-Barreiro e réplicas noutros locais deste país. E está a acontecer agora!
A Musica é livre, aqui.